zine – publicações independentes sobre a cidade

oficina

» Slam do Prego

Dia: 27/09, sábado
Horário: 16h às 18h
Local: Sala 16 do AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre, conta com inscrição prévia e lista de espera por ordem de chegada meia hora antes.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

Dê voz às suas ideias! Nesta atividade, você descobrirá junto do Slam Prego como unir literatura, arte visual e ativismo para criar sua própria publicação, um fanzine. É a chance de transformar narrativas pessoais em arte, exercitando a criatividade e aprofundando-se na importância da arte como ferramenta de memória e educação.

Kaylane, 21 anos, é poeta desde os 14 e uma das vozes potentes da cena literária de Guarulhos. Em 2018, passou a integrar o Slam do Prego, onde hoje atua como SlamMaster, também à frente do Slam Preguinho. Seu talento ganhou destaque ainda em 2018, com a participação no programa Jovens Escritores, que resultou na publicação de uma de suas poesias em livro. Em 2023, lançou o zine autoral Poesias Políticas Boas Demais para Não Serem Lidas e co-escreveu o livro que narra a trajetória do Slam do Prego, consolidando o coletivo como movimento literário da cidade. Atualmente, Kaylane promove e organiza batalhas de poesia falada que incentivam a expressão artística, a resistência e a memória cultural em Guarulhos.
 
Desde 2017, o Slam do Prego usa a poesia como ferramenta de cidadania para jovens em Guarulhos. Inspirado pelo “slam poetry” de Chicago e o movimento no Brasil, o projeto nasceu de uma ocupação estudantil. De lá para cá, cresceu e se consolidou com edições mensais e anuais, somando mais de 500 poetas e 3000 pessoas, fomentando a arte e a voz da periferia