escrita e estamparia africana

oficina

» Xirê de Quintal

Dia: 27/09, sábado
Horário: 17h às 20h
Local: Tenda Cultivar (área externa AHM)

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

🌧 A segurança e o bem-estar de nossos participantes e do público são nossa prioridade. Esta atividade está programada para acontecer na área externa do AHM e, em caso de previsão ou ocorrência de mau tempo, ventania forte ou tempestade, o evento será transferido para um local fechado e seguro.

A decisão de transferência será tomada com antecedência e a informação será publicada nesta página e em nossas redes sociais.

Caso o mau tempo se instale repentinamente durante o evento, orientamos que todos procurem imediatamente um abrigo seguro e aguardem novas instruções.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

Foto: Luana Lima

Esta atividade integrada apresenta as escritas visuais e estamparias africanas como formas ancestrais de registro, expressão e narrativa. Por meio de símbolos tradicionais, como os Adinkra (Gana) e os Nsibidi (Nigéria e Camarões), os participantes conhecerão sistemas próprios de linguagem criados antes da escrita alfabética ocidental, explorando as estamparias como verdadeiros livros de pano que preservam histórias e valores.

Xirê de Quintal é um projeto de Educação Afrocentrada que valoriza ancestralidade, oralidade e saberes africanos. Criado por Tamis Ferreira em 2020, promove espaços de afeto e ludicidade para as infâncias, fortalecendo identidade e autoestima de crianças, sobretudo negras, muitas vezes invisibilizadas e marginalizadas.