Visita mediada na BMA: Mário de Andrade como primeiro Diretor do Departamento de Cultura

» Mônica Gomes (Núcleo de Memória Institucional da BMA)
+ Regiane Ishii (Núcleo Educativo da BMA)

Dia: 24/09, quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Atividade externa ao AHM – Atividade no prédio sede da BMA, Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

Em homenagem ao centenário da Biblioteca Mário de Andrade e aos 90 anos de criação de Departamento de Cultura de São Paulo, o público será convidado a conhecer momentos marcantes de Mário de Andrade como gestor público. Primeiro diretor do Departamento de Cultura, Mário teve atuação marcante no fortalecimento das bibliotecas e das políticas voltadas às infâncias. O Núcleo Educativo e o Núcleo de Memória Institucional da BMA farão essa visita mediada em conjunto, apresentando os documentos relativos ao tema, contextualizando a história do Departamento de Cultura com a BMA e seu patrono.

Mônica Gomes
Pós-graduada em Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz), graduada em Biblioteconomia e Arquivologia (UFF). Trabalhou no MAR tratando acervo da Fundação Roberto Marinho. Atualmente é Chefe do Núcleo de Memória da Biblioteca Mário de Andrade, implementando políticas arquivísticas para preservação institucional.
 
Regiane Ishii
Chefe do núcleo educativo da Biblioteca Mário de Andrade. Doutora em Meios Audiovisuais (ECA-USP), mestre em Artes Visuais (Unicamp), graduada em Midialogia (Unicamp). Intercâmbio em Santiago do Chile. Trabalhou na Fundação Bienal (2013-2024) coordenando publicações e ações educativas das 31ª à 35ª Bienais.