orquestra paulistana de viola caipira

apresentação musical

Dia: 27/09, sábado
Horário: 15h às 16h
Local: Palco Praça (área externa AHM)

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

🌧 Esta atividade ao ar livre está sujeita a condições climáticas adversas que possam colocar a segurança do público em risco. Caso o mau tempo se instale repentinamente durante o evento, orientamos que todos procurem imediatamente um abrigo seguro.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

O Arquivo Histórico Municipal tem a honra de receber a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, grupo fundado em 1997 e referência nacional no ensino e difusão da viola de dez cordas. Em uma apresentação especial, a orquestra homenageia sua madrinha, a eterna “Dama da Música Caipira” Inezita Barroso, executando o repertório que teve o privilégio de compartilhar com ela em palcos históricos.

Com formação 100% dedicada à viola caipira, a OPVC apresenta um repertório eclético que vai dos clássicos da música raiz à erudita, passando por choros, world music e MPB, demonstrando a versatilidade e potência do instrumento símbolo da cultura caipira.

Orquestra paulistana de viola caipira

Atuante no mercado musical desde 1997, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) se destaca por sua formação integral composta por violas caipiras de dez cordas, apresentando um repertório eclético e vibrante.

A OPVC ganhou notoriedade internacional após o vídeo de sua interpretação do fado “Canção do Mar” viralizar na internet. O sucesso rendeu um convite para uma turnê em Portugal, realizada entre 30 de abril e 21 de maio de 2010, integrando o projeto cultural “Viola sem Fronteiras – Portugal 2010”. A iniciativa celebrou o reencontro da viola caipira com suas origens lusitanas, permitindo que o público português apreciasse os ritmos e canções resultantes da rica miscigenação cultural brasileira.

A orquestra já se apresentou nos mais diversos formatos de evento, tanto no Brasil quanto no exterior, compartilhando o palco com grandes nomes da música, como Inezita Barroso, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater, Chitãozinho & Xororó, Paula Fernandes, Maria Gadú, Agnaldo Rayol, Edson & Hudson, Alexandre Pires, Vanessa da Mata, Tiê e Frejat.

Com formações que variam de trio a mais de 50 integrantes, a OPVC adapta-se a diferentes tamanhos de palco e orçamentos, mantendo sempre a alta qualidade de execução e a emoção que caracterizam suas performances.

Ficha técnica

José Carlos Moretti – Músico
William Weller – Baterista
Rogerio da Silva Tondelle – Músico
Katia Naemi Uehara – Músico
Eder Sebastião da Silva Violeiro – Músico
Vera Lúcia Almeida Moraes – Músico
Vitor Davi Goulart da Silva – Vocalista/Cantor(a), Violeiro, Músico
Valdir Batista Lemos Percussionista – Músico
Daniel Fernandes Saraiva Violeiro – Músico
Renato Luiz de Oliveira Ferreira Violeiro – Músico
Rui Torneze de Araujo – Regente/Maestro
Lucas Magri Torneze de Araujo – Músico
Marcio Jose Pivotto Barbieri Músico
Gabriel Maia Martins da Costa – Músico
Naomi Yokoyama Edelbuttel – Músico
Marcelle Trindade Batista – Músico
Thiago Silva Santos – Músico