Inclusão digital para acervos públicos: fomento, desafios e futuro

mesa

» Bruno Silva (STI/SMC)
+ Dennis Morales Godoy (TI/BMA)
+ Thiago Nicodemo
+ Camila Brandi (APESP)  

Dia: 25/09, quinta-feira
Horário: 16h às 18h
Local: Sala 16 do AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

Esta mesa tem como objetivo central debater as políticas de inclusão digital no âmbito dos acervos públicos. O foco será analisar os mecanismos de fomento, os principais gargalos e as perspectivas futuras para que instituições custodiadoras de acervos e fomentadoras de cultura possam ampliar e qualificar sua presença na internet. A discussão buscará elencar os requisitos necessários para democratizar o acesso ao patrimônio cultural digitalizado. O debate será enriquecido com as experiências e visões da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), oferecendo um panorama prático dos desafios e soluções.

Bruno Silva dos Santos
Supervisor de TI na Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, onde atua há mais de 10 anos na área de tecnologia. Ao longo de sua trajetória, passou por diversos setores e áreas do campo tecnológico, acumulando uma visão ampla e estratégica da atuação pública em TI. É formado em Ciência da Computação e possui MBA em Gestão da Qualidade em Tecnologia.
 
Dennis Morales de Toledo Godoy
É coordenador de Tecnologia da Informação da Biblioteca Mário de Andrade. Com mais de 7 anos de experiência em tecnologia, atuou no CSMB antes de assumir a coordenação da BMA. Atualmente, lidera projetos estratégicos como o desenvolvimento do novo site institucional, a implantação de soluções de gestão e a integração de dados para apoio às decisões.
 
Camila Brandi de Souza Bentes
Graduada em Ciências Sociais (PUC/2002) e Linguística (USP/2012), é especialista em Gestão Pública (FESP/2006) e possui extensão em Política e Tratamento de Arquivos (PUC/2002). Ingressou no Arquivo Público do Estado em 2002, atuando por 15 anos no Depto. de Gestão do SAESP. Dirigiu o Centro de Assistência aos Municípios (2007-2017). Entre 2017 e 2025 foi Diretora do Depto. de Preservação e Difusão do Acervo. Atualmente é Coordenadora de Tratamento de Acervos.