experimentação com argila: oficina de produção de objetos

oficina

» Núcleo Educativo AHM
+ Mariana Garcia
+ Alaide Cadima
+ Mario Miranda

Dia: 27/09, sábado
Horário: 14h às 16h
Local: Tenda Cultivar (área externa AHM)

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

🌧 A segurança e o bem-estar de nossos participantes e do público são nossa prioridade. Esta atividade está programada para acontecer na área externa do AHM e, em caso de previsão ou ocorrência de mau tempo, ventania forte ou tempestade, o evento será transferido para um local fechado e seguro.

A decisão de transferência será tomada com antecedência e a informação será publicada nesta página e em nossas redes sociais.

Caso o mau tempo se instale repentinamente durante o evento, orientamos que todos procurem imediatamente um abrigo seguro e aguardem novas instruções.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

A oficina tem como objetivo explorar a argila, de forma sensorial e técnica, propondo que os participantes entrem em contato com o barro para pensar a utilização deste material nas construções da cidade colonial e na produção de objetos típicos da cozinha caipira, temáticas amplamente presentes nos documentos salvaguardados no AHM.

Núcleo Educativo AHM
O Núcleo educativo é responsável por aproximar, ampliar e transformar as relações entre o patrimônio cultural e a sociedade. Em uma instituição com um acervo documental que salvaguarda a história da municipalidade, patrimônio de interesse público, a ação educativa ganha camadas mais profundas, reivindicando ações de caráter perene, na formação de políticas de acesso. O trabalho do NE-AHM exige não apenas a tarefa de comunicar e tornar público o acesso à informação, mas o de democratizar e ampliar o sentido às noções de patrimônio, através de um pensamento crítico, para um exercício de cidadania.
 
Alaide Cadima é formada em Arte-Teatro pela UNESP, trabalha com arte-educação desde 2019 passando por intituições ligada ao SESC SP e no Museu da Cidade de São Paulo. Participou da criação do material educativo da exposição “Intersecções: Negros(as), Indígenas e Periféricos(as) na Cidade de São Paulo”, pelo MCSP. Atualmente está na equipe do Núcleo Educativo do AHM.
 
Mariana Garcia é educadora no Arquivo Histórico Municipal e bacharel em História pela Universidade de São Paulo. Sua formação e experiência profissional perpassam as temáticas da educação museal, patrimonial e da museologia, com diversas formações livres na área. Atualmente cursa o Técnico do Museologia pelo Centro Paula Souza/ETEC.

Mario Miranda é educador no Arquivo Histórico Municipal e bacharel em História da Arte pela UNIFESP. Coautor da publicação Nós no Arquivo: experiências de mediação. Possui ampla experiência na área de educação, com atuação em instituições culturais como Sesc, CCBB, Itaú Cultural, Pateo do Collegio e Museu da Cidade de São Paulo.