Equipe de Gestão Documental (EDOC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC): caminhos e desafios

mesa

» Sátiro Nunes (AHM)
+Alexandre Miyazato (CSMB)
+Darcio Gomes (ARQUIP), Marcos Antonio Alves Ferreira (ARQUIP).

Dia: 26/09, sexta-feira
Horário: 10h às 12h
Local: Sala 16 do AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul 

Esta mesa tem como objetivo discutir os caminhos e desafios da gestão de acervos acumulados no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abordando a formulação e aplicação de políticas públicas voltadas para a preservação e o uso qualificado desses conjuntos documentais, de modo a estabelecer aproximações entre os usuários e os formuladores das políticas. A publicização dessas ações no presente é fundamental, pois impacta diretamente os resultados futuros, garantindo que apenas os acervos de valor permanente sejam mantidos sob guarda, com respostas concretas para sua preservação e acesso.

Sátiro Nunes é graduado em Arquivologia, mestre em Educação. No Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, exerce desde outubro de 2022, a Coordenação da Equipe do Acervo Permanente. Anteriormente, no Ministério das Relações Exteriores de 2017 a 2022, foi Chefe da Mapoteca Histórica, Coordenador de Pesquisas e Editor Executivo da Revista Cadernos do CHDD da Fundação Alexandre de Gusmão, no Itamaraty – Rio de Janeiro. No Arquivo Nacional de 1988 a 2017 foi Chefe da Equipe do Atendimento na Sala de Consultas, e como Supervisor da Equipe de Documentos do Executivo e Legislativo, o responsável pelo processamento técnico do acervo custodiado.
 
Alexandre Miyazato é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). De 2011 a 2019, trabalhou na Biblioteca Paulo Emilio Sales Gomes do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira. Em 2022 participou do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” da Casa Mário de Andrade. Desde 2019, trabalha na Supervisão de Planejamento da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), com a organização do Acervo Histórico da CSMB e é representante da Equipe de Gestão da Secretaria Municipal de Cultura (EDOC-SMC).

Darcio Gomes
Servidor Público do Munícipio desde 2003, formado em Gestão de TI e atualmente Coordenador do Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra – ARQUIP, da Secretaria Municipal da Gestão – SEGES.

Marcos Antonio Alves Ferreira
Servidor do Município de São Paulo desde 1986, formado em Gestão Ambiental Industrial. Possui experiência em gestão de documentos de arquivo e atualmente Diretor da Divisão de Gestão do Sistema de Arquivos do Município – DISAMSP/ARQUIP, da Secretaria Municipal da Gestão – SEGES.