comida é cultura

mesa

» Neide Rigo e Adriana Salay

Dia: 27/09, sábado
Horário: 11h às 13h
Local: Auditório do AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

👋 Acessibilidade em Libras.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

Nesta mesa redonda, as convidadas Adriana Salay Oliveira – historiadora, pesquisadora da alimentação e militante pela preservação das tradições alimentares brasileiras – e Neide Rigo – nutricionista, escritora e referência na valorização da culinária popular – se reúnem para discutir a comida como expressão viva da cultura. A conversa aborda como os hábitos alimentares guardam memórias, histórias de resistência e identidade, atravessando gerações e territórios. A partir de suas experiências e pesquisas, Adriana e Neide refletem sobre o papel da alimentação na formação do imaginário social, na preservação do patrimônio imaterial e na luta por soberania alimentar. Um encontro para pensar o prato como documento histórico e a cozinha como espaço de saberes, práticas e afetos.

Adriana Salay é professora do Departamento de História da USP. Criou o projeto Quebrada Alimentada, junto com o restaurante Mocotó, para promover assistência alimentar. É co-autora do livro Fome e Assistência Alimentar na Pandemia.
 
Neide Rigo é paulistana, nutricionista de formação e trabalha como profissional autônoma na área de nutrição e gastronomia com especial interesse em Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e fermentação natural. Foi colunista semanal da Revista Caras e escreveu sobre ingredientes durante 20 anos. Foi também colunista do Caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo de 2012 a 2021. É autora dos livros Mesa Farta no Semiárido e do recém lançado (2024) Comida Comum. Desde 2006 mantém o blog www.come-se.blogspot.com.br e costuma publicar suas descobertas, viagens e os pratos que faz em seu instagram