jogos do mundo

intervenção

» Caravana Lúdica
+ Raphael Victor Vargas Silva
+ Daniela Pereira
+ Mariana Monteiro Prado Fernandes
+ Ruth Bressa Gaspareto

Dia: 27/09, sábado
Horário: 10h às 17h
Local: Tenda Cultivar (área externa AHM)

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

🌧 A segurança e o bem-estar de nossos participantes e do público são nossa prioridade. Esta atividade está programada para acontecer na área externa do AHM e, em caso de previsão ou ocorrência de mau tempo, ventania forte ou tempestade, o evento será transferido para um local fechado e seguro.

A decisão de transferência será tomada com antecedência e a informação será publicada nesta página e em nossas redes sociais.

Caso o mau tempo se instale repentinamente durante o evento, orientamos que todos procurem imediatamente um abrigo seguro e aguardem novas instruções.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

A Caravana Lúdica é uma intervenção artistica que apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. Crianças, adultos e idosos podem se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, que colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social humano, criando um espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações e grupos sociais.

O grupo Caravana Lúdica surgiu em 2013 com o objetivo de difundir os jogos do mundo. Inspirados pelo pesquisador Ivan Andres Peña Johnson, o grupo pesquisa, constrói e apresenta jogos de diversas culturas, utilizando materiais reciclados. Desde 2014, eles oferecem oficinas para que os participantes construam seus próprios tabuleiros. Com um acervo em constante crescimento, a Caravana Lúdica colabora com diversas instituições, como SESC, bibliotecas e Fábricas de Cultura, levando atividades lúdicas gratuitas ao público