video mapping

intervenção

» Coletivo Coletores

Dias: 25/09, quinta-feira
26/09, sexta-feira
27/09, sábado
Horários: 18h às 21h
Local: Fachada do Edifício Ramos de Azevedo – AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

🌧 Esta atividade ao ar livre está sujeita a condições climáticas adversas que possam colocar a segurança do público em risco. Caso o mau tempo se instale repentinamente durante o evento, orientamos que todos procurem imediatamente um abrigo seguro.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

O HUB Coletivo COLETORES Festival Arquivo aberto é um ciclo de intervenções artísticas realizadas pelo Coletivo Coletores e que partem do acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, através de obras de arte pública que utilizam arquitetura como suporte para receber projeções mapeadas (Vídeo mapping). 

Coletivo Coletores
Formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, o Coletivo Coletores tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas discutindo temáticas ligadas às: periferias globais, apagamentos históricos/culturais e o direito à cidade. Em sua pesquisa poética o Coletivo Coletores realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados .O Coletivo Coletores já participou de diferentes projetos e exposições ligados à arte, tecnologia e cidade em instituições, como: MAMSP, Itaú Cultural, Museu das favelas, Museu Nacional da República, Museu da Língua Portuguesa, MUBE, FUNARTE, FILE SP, FONLAD Portugal, Museu Afro Brasil, Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Rede Sesc, Red Bull Station , CCSP, British Council , Bienal internacional de Arte Contemporânea de Dakar, além de ser indicado ao MVF Awards 2021 e ser contemplado com o prêmio ProAC por histórico em artes visuais 2021 , receber o Prêmio PIPA 2022 , além de ganhar o Prêmio artistas de impacto 2023 e Lei Paulo Gustavo 2023 /2024 . Em 2025 na França foi representante do Brasil, na “Noite Europeia do Museus” em parceria com o Instituto Tomie Ohtake .