saberes populares: andanças de Mário e Inezita

exposição

» Arquivo Histórico Municipal (AHM)
+ Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP)
+ Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
+ Centro Cultural São Paulo (CCSP)
+ Museu da Cidade de São Paulo
+ Museu Municipal João Batista Conti (Atibaia)

Dias: 25/09, quinta-feira
26/09, sexta-feira
27/09, sábado
Horários: 10h às 19h
Local: Sala 17 do AHM

⚠ Essa atividade é de classificação livre e não necessita inscrição.

Festival Arquivo Aberto 2025
Data: 25, 26 e 27 de setembro
AHM – Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (bem pertinho da estação de metrô Tiradentes – Linha 1 – Azul)

A exposição Saberes populares: andanças de Mário e Inezita revela as trajetórias entrelaçadas de dois grandes protagonistas da valorização da cultura brasileira: Mário de Andrade, através de seu trabalho pioneiro à frente do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1940), e Inezita Barroso, como continuadora dessa tradição de pesquisa e divulgação dos saberes populares. Por meio de documento e fotografias, a mostra apresenta as expedições etnográficas aos povos indígenas do Mato Grosso, os estudos sobre manifestações afro-brasileiras como a coroação dos reis do Congo, as pesquisas sobre a cultura caipira do Vale do Paraíba, e o mapeamento sistemático das tradições populares paulistas através de questionários e fichas de campo.
 
A narrativa conecta as investigações dos anos 1930 com o trabalho artístico de Inezita Barroso, que transformou esse conhecimento em canção, perpetuando composições como “Viola Quebrada” de Mário de Andrade e consolidando-se como uma das principais intérpretes da música popular brasileira.
 
A exposição demonstra como essas “andanças” pelo Brasil resultaram na construção de um acervo sobre nossa diversidade cultural, evidenciando a continuidade entre pesquisa acadêmica e expressão artística na preservação dos saberes populares brasileiros.

Complementando a exposição, teremos uma roda de conversa com acessibilidade em Libras, com Elisabete Ribas (IEB-USP), Vanessa Lima e Wipsley Mesquita (AHM) A roda de conversa será finalizada com uma mediação da exposição!

Para saber mais sobre a roda de conversa, clique aqui!

Saberes populares: andanças de Mário e Inezita
A exposição é composta por acervos do(a)(s):
  • Arquivo Histórico Municipal (AHM)
  • Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP)
  • Biblioteca Mário de Andrade (BMA)
  • Centro Cultural São Paulo (CCSP)
  • Museu da Cidade de São Paulo
  • Museu João Batista Conti (Atibaia)